segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Abrigo


Como fazer com essa saudade que queima a alma, e saciar esse desejo que só a presença acalma?
Preciso e necessito de que estejas comigo;
É apenas em teu coração que encontro abrigo.

Carlos Eduardo Bronzoni
30 de agosto de 2010

domingo, 29 de agosto de 2010

Única sentença


Quero esse sorriso, suave como brisa,
Que irradia uma paz tão imensa.
É como a esperança que avisa.
Que o amor é a única sentença...

Carlos Eduardo Bronzoni
29 de agosto de 2010

Ainda...


Ainda que seja intenso e forte,
Ainda que seja quase infinito.
E enfrente o pior dos perigos, a morte.
Meu amor precisa de teu sorriso, ainda que por um minuto...

Carlos Eduardo Bronzoni
28 de agosto de 2010

Escolhas...


Não há ninguém que seja forte, vamos construindo o que somos com o tempo. É uma questão de escolha.

A pedra é usada na ponte, na muralha ou no calabouço. É uma escolha que apenas cabe a nós mesmos.

Se algo não lhe parece claro, se ainda não descobriu a solução mais adequada não é que não exista, mas lembre-se que a neblina nunca é para sempre.

Ainda que as coisas pareçam difíceis, que não mudam e estejam travadas, apenas se prepara adequadamente em todos as áreas de sua vida, seja pessoal, profissional e espiritual. Porque no momento adequado terá que estar em condições...

Se nem sempre observamos bem o que está a nossa frente é porque a nossa miopia intima não permite, abra a alma, abra-se às outras opções.

28 de agosto de 2010.

Desapego...


Por milênios fomos ensinados que pensar em nós é egoísmo, que o nosso único objetivo para a Vida é o desprendimento, o desapego, o “amor” ao próximo e todo tipo de pensamento e atitude que nos desvincule do prazer, ainda que o mais ingênuo.

Isso está arraigado em nosso DNA de tal maneira, que parece uma maldição termos a nós mesmos como referencia, como se isso fosse a coisa mais absurda do mundo, ou melhor, do universo.

Esquecemos até mesmo que nem Jesus pregou isso, mas que foi uma distorção absorvida pelo Cristianismo dos cultos pagãos aos quais dizia combater.

Não admira tanta culpa e pecado inexistente e inútil que unicamente abre portas às neuroses, psicoses e paranóias, como vemos em todos os níveis de nossa sociedade, que se replicam como verdadeiros vírus emocionais a minar cada vez mais as almas dos desatentos.

28 de agosto de 2010.

domingo, 22 de agosto de 2010

Trocas


Saiba que bate enorme saudade,
De tudo quanto já passamos,
Das confidências e cumplicidade,
Das palavras de amor que já trocamos.

Carlos Eduardo Bronzoni
21 de agosto de 2010

Pertencer


Meu coração pertence apenas ao teu.
Não sei o que seria se faltasse em mim,
A tua vida ligada a minha assim?
Seria como a de quem nunca viveu...

Carlos Eduardo Bronzoni
18 de agosto de 2010

Nosso futuro


Nem sempre nos danos conta que somos os planejadores de nosso futuro, construtores de nossos sonhos, promotores de nossa felicidade.

Nos perdemos porque transferimos o que é a nossa responsabilidade e colocamos em mãos alheias, nem sempre as mais adequadas e preparadas para tal empreitada.

Assim como nos é difícil colocar no lugar do outro, da mesma maneira é para quem nos cerca perceber exatamente o que pensamos e sentimos; raríssimas são as pessoas que conseguem notar as sutilezas de nossas emoções, de nosso raciocino e, portanto, de nossa alma.

Por isso é natural que algumas vezes nos venha a sensação de solidão e estar “abandonado”, nos faltam elos de ligação de almas.

Não que não existam ou tenhamos perdido totalmente esse contato, mas que apenas existem maneiras adequadas e outras não, para que essa ligação se estabeleça.

Carlos Eduardo Bronzoni
18 de agosto de 2010

Vida a dois


Uma vida a dois requer respeito e admiração; o respeito faz que ambos tenham compromissos equivalentes, responsabilidades compartilhadas e saibam lidar com os limites e transcendências um do outro; quanto a admiração essa é a liga que une duas almas sem a qual não há desejo, não é acionada a luz e sequer nos permite ver estrelas em pleno sol de meio dia.

Não temos garantias de sucesso, ainda que demandemos todos nossos esforços; desta maneira temos que estar sempre atentos e alertas.

O amor é sentimento vivo e dinâmico, não podemos vê-lo como um bloco monolítico e permanente, até porque aprendemos que até as pedras se movem, surgem e se desfazem.

O essencial mesmo é o amor que se vive, os rastros positivos que deixamos no espírito de quem passam por nossa vida e o perfume que levamos conosco eternamente, apenas por ter aprendido a amar.

Carlos Eduardo Bronzoni
17 de agosto de 2010

Percepção


Para perdedor também os ciclos existem, ele também tira seus proveitos e as mudanças acontecem como para aqueles que são vencedores.

Então o que muda? Muda a maneira de observar e perceber as coisas e situações.

Na vida há aqueles só percebem os dias nublados e os que aproveitam os dias claros.

Carlos Eduardo Bronzoni
12 de agosto de 2010

Insônia


Quando sou pego pela insônia,
Não são problemas que me acordam,
São meus sonhos que me perturbam,
É essa saudade ti, imensa e insana.

Carlos Eduardo Bronzoni
11 de agosto de 2010

Nossos caminhos


Por mais que tudo pertença ao absoluto, queremos ter a sensação de ter nosso quinhão. Por mais que a posse seja uma ilusão, precisamos ter algumas ilusões para que assim venhamos encontrar a realidade.

Não há como desprezar o “ego” e nem mesmo abrir mão do egoísmo. É o nosso momento e nossa referencia.

Não há mal algum, ao passarmos por perdas, nos lamuriarmos; o que não podemos é paralisar a alma indefinidamente por causa disso.

A Eternidade pertence ao Espírito, mas ainda não estamos vivendo em Espírito, somos ainda homens e mulheres do desejo. Por mais que admiremos as estrelas ainda não somos uma.

Precisamos viver intensamente o que somos, nenhum diamante tem seu valor potencializado se não passar pelo buril.

Porque somente depois de vivenciar profundamente nossas limitações humanas é que então conseguiremos galgar um patamar acima.

Não há como pular etapas, não há como sair do átomo ao arcanjo num átimo. Precisamos de estrutura e estofo; não há como suprimir a adolescência de alguém sem que isso não cause enormes problemas na maturidade.

Não há caminhos errados, mas caminhos que não nos agradam, que insistimos em continuar ainda que não tenhamos o menor interesse ou necessidade.

O nosso equivoco não está em escolher errado, mas insistir quando não faz mais parte de nosso interesse e não saber sair de uma estrada para outra sem causar tanto dano.

O nosso equivoco é optarmos pela paralisia da alma, seja lá a justificativa que tenhamos.

Carlos Eduardo Bronzoni
07 de agosto de 2010.

Paradigmas


A Vida não tem uma “ordem” dentro de nossos paradigmas, isso é uma ilusão e uma perspectiva ingênua que nunca ocorre.

A vida é uma profusão de acontecimentos, mas que nada tem de caótico. Apenas não segue a nossa ordem interna, que tende a acomodação e a tentativa de nossa lógica dar uma direção linear, em seqüência e apenas numa única direção.

Viver é lidar com o imponderável, surpreendente e quase sempre sobrenatural.

A vida está mais pra Caixa de Pandora que um bloco monolítico. É isso que a faz bela, que nos ajuda a crescer, ainda que a principio não nos pareça algo agradável.

Lembre-se que para dar frutos e sombra, a semente precisa superar os limites da casca, conseguir chegar à superfície e ainda assim ficar exposta as circunstancias da Natureza.

Carlos Eduardo Bronzoni
6 de agosto de 2010

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sonho


Amor que meus devaneios,
Que um dia quero encontrar.
Poder descansar em teu seio,
E nunca mais me afastar.

Eu sonho todos os dias,
Que enfim possamos viver.
A transmutar em alegrias,
Todo nosso bem-querer...

Carlos Eduardo Bronzoni
5 de agosto de 2010.

Solitude


Na solidão, quem passa por ela, não está sozinho. Ainda que em silencio há um turbilhão de emoções, os sentidos ficam mais aguçados aonde se deseja ver caminhos, ouvir indicações, qualquer sutil movimento é perceptível na pele, a voz ainda que calada buscam resposta e qualquer perfume é um rastro de esperança.
Quem passa por isso (ainda que sozinho) é como se estive em meio a uma multidão.
A solitude, por sua vez, é um passo anterior a reflexão que por sua vez é anterior a meditação. Na solitude, que é uma escolha e não uma imposição como na solidão. Optamos a hora de recolher e voltarmos ao universo exterior.
A solitude acima de tudo é a melhor maneira de tirar proveito de nossos momentos de solidão.

Carlos Eduardo Bronzoni
5 de agosto de 2010.

Carinho


São esses teus olhos que me enfeitiçam e encantam,
São em teus lábios que desejo beber o néctar dos deuses.
É em teus braços que quero o aconchego e conforto.
Então cobri-la de beijos como se fora um manto.

Carlos Eduardo Bronzoni
4 de agosto de 2010

domingo, 1 de agosto de 2010

Silêncio do coração


Nem sempre o que perguntamos tem respostas; nem sempre o que buscamos conseguimos achar; muitos caminhos que escolhemos nos fazem retornar ao ponto de partida.

E qual a razão disso? É que na maior parte das vezes não silenciamos para ouvir a nossa alma, não sabemos nem o que procuramos e não prestamos a menor atenção às sinalizações que a vida nos oferece.

Ainda que busquemos reconforto nas orações é imprescindível estarmos vigilantes.

Carlos Eduardo Bronzoni
31 de julho de 2010

Poetas...

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa

FAMÍLIA

FAMÍLIA

Seguidores

Pesquisar este blog